quarta-feira, 2 de março de 2016

O que é controle parental e como utiliza-lo?


O controle parental é um controle de censura de conteúdo por idade. A palavra censura tem uma conotação negativa porque muitos lembram da época do regime militar onde ocorria a censura, isto é, o bloqueio do conhecimento das pessoas sobre determinado conteúdo que não era adequado aos governantes. Lamentavelmente isto ainda acontece em países como Correia do Norte, Cuba, China e Venezuela.  Pessoas livre acham a censura um retrocesso. Isso é verdade, mas no caso de nossos filhos, com tanto lixo nos meios de comunicação em geral, esta pode ser uma ferramenta importante para auxiliar os pais.

O controle parental permite que restringir a visualização de conteúdo por faixa etária. Você define por exemplo 10 anos como o limite. Assim, tudo o que for livre e 10 anos será possível visualizar. Acima disso fica indisponível.

Existe na TV a cabo controle disso, na TV aberta para conversores externos de sinal Digital e até mesmo nos videogames. Sim estes brinquedos possuem jogos de adultos que podem até mostrar sexo, violência e diálogos inapropriados. Não pense que um joguinho é 100% inofensivo. O jogo GTA por exemplo tem censura na caixa para 18 anos! No jogo além de cometer crimes o jogador se envolve em tráfico de droga, prostitutas, etc.

Diante disso a utilização da censura como ferramenta para privar seus filhos destas exposições precoces é totalmente justificável. Veja que isto é uma recomendação e se você julga que seus filhos estão devidamente educados e preparados para visualizar e entender com discernimento estas situações, não há problema em não utilizar este controle parental.

Leia o manual do vídeo game ou do conversor digital da TV e veja como ativar este recurso. Se possuir uma TV a cabo, informe-se com o serviço de atendimento da sua TV a cabo para saber como utilizar este recurso.

Alguns sistemas operacionais também têm controle parental. Nos que não possuem, existem aplicativos que podem ser instalados para simular este controle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário