quinta-feira, 3 de março de 2016

Como orientar seus filhos a não terem seus computadores/celulares invadidos?


No mundo digital existem muitos espertinhos que estão só esperar alguém que acredite na conversa deles.

Fala sério: alguém já te abordou na rua e disse que você ganhou um prêmio, você acredita? Golpes como esse acontecem a toda hora no mundo digital, não tão escancarado como neste exemplo, mas muito parecido. Promoções mirabolantes, ofertas imperdíveis, etc, etc.

Desconfie de tudo o que recebe. Seja por e-mail, facebook, whatsapp, etc. Tudo o que chega até mesmo de pessoas conhecidas, pode ser desde uma corrente inofensiva  (corrente é um compartilhamento que pede para vc compartilhar para várias pessoas, porque senão você vai sofrer algum mal... ou terá azar... ou qualquer coisa assim) até uma disseminação de um aplicativo com vírus.

Geralmente, tudo o que você recebe SEM pedir, é porque é coisa fraudolenta. Oriente seu filho a não acreditar nestas coisas.

Tanto você quanto seu filho devem entender que os vigaristas utilizam de engenharia social, isto é, um artifício para tentar convencer você de que algo é verdadeiro. Eles vão tentar engana-lo para:

1)      Clicar num link que abre algum link com endereço estranho ou

2)      Instalar um aplicativo falso, com objetivo de roubar informações.



Portanto, isto deve ser objeto de cuidado tanto em celulares quanto em computadores. Para este tipo de fraude, não existe antivírus que consiga pegar. O comportamento de abrir todos os conteúdos recebidos é muito prejudicial, assim como instalar aplicativos de editores desconhecidos numa loja de aplicativos.

Quando se instala um aplicativo no celular já leu as mensagens de permissões concedidas que aparecem? Ele vai varrer suas fotos pessoais, sua localização no GPS, seus sites visitados, alguns podem até interceptar o que você digita... Enfim, o pirata da informática sabe onde você mora e trabalha pelo GPS, viu a foto de seus filhos, sua e de sua família acessando as fotos, descobre seu nome pelo e-mail e conta no facebook/linkedin.

Enfim nunca ficou tão fácil para um bandido achar uma vítima. Lamentavelmente é a tecnologia trabalhando em favor dos bandidos.

Portanto: não instale aplicativos/jogos de empresas desconhecidas. Não acredite em links de promoções, mudanças de senha, intimações. Desconfie de sites que peçam informações pessoais.
Todo cuidado é pouco.


Cuide da sua privacidade. Você está dando informações para os bandidos



Você ou alguém da sua família é do tipo que compartilha tudo? Fotos, lugares, planos para o final de semana? Tenha cuidado. Compartilhar coisas é muito legal, mas saiba que isto pode ser utilizado pelos espertinhos a favor dos bandidos.

Publicar que vai viajar para uma praia no final de semana pode ser uma deixa para mal feitores organizarem um furto na sua casa. Afinal, você disse para eles que estaria na praia...

Sabia que bandidos prospectam vítimas pelos bens que aparecem ao fundo das fotos em casa?

Sabia que pelas fotos é possível reconhecer os bens e estilo de vida, (jetsky, lancha,viagens pelo Brasil e exterior) e assim os bandidos escolherem vítimas de sequestro? A foto das pessoas da sua família eles tem...

Está vendo que não estou exagerando na precaução? Uma configuração mal feita nestes aplicativos, expõe como pública uma informação. Alguém que se faz de um conhecido seu pode ser seu amigo só para ver estas informações particulares. Então cuidado ao adicionar amigos, cuidado nas configurações de privacidade.

Pessoas mal orientadas caem nesta cilada de se expor e depois não sabem como os outros descobrem.
Antigamente os bandidos vasculhavam o lixo procurando informações. Um extrato de investimento, uma declaração do IR, extrato de conta, etc. Hoje olham os rastros na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário