segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Dica para gestão digital domestica


Uma forma de impedir coisas não autorizadas nos dispositivos é a criação de perfis de usuários e administrador. Mantenha você pai/mãe a senha de administrador do dispositivo. Seus filhos devem ser apenas usuários destes dispositivos, sem a opção de instalar o que bem entendem. Precisam explicar para você pai/mãe qual aplicativo desejam instalar e você coma ajuda da pesquisa na internet, opinião de outros pais ou especialistas decide se é possível instalar.

Por que esta precaução? Simples, assim como no navegador da internet qualquer pessoa pode se fazer por outra, a mesma coisa acontece com o aplicativo. Um aplicativo, ou como falam app, que se propõe a fazer um efeito na foto, pode na realidade fazer isto e também roubar sua senha. Entre outras coisas...

Por isso é importante que os pais tenham a senha de administrador para decidir o que pode/não pode ser instalado. Isto evita muito a proliferação de vírus, aplicativos maliciosos, etc.

Este controle é 100%? Não, existem formas de se conseguir burlar, mas assim como uma cerca elétrica dificulta o bandido de entrar em casa, esta opção já ajuda bastante.

As permissões de administrador permitem que você estabeleça em computadores políticas de acesso. Exemplo, o computador pode ser utilizado das 17:00 as 21:00. Com isso restringindo o horário de uso.    

Só quando for administrador, não coloque as senhas óbvias como data de nascimento, etc.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Não entendo nada de informática, como proteger meu filho?


Realmente existem pais que não tem a intimidade com a tecnologia. Nesta situação fica um pouco mais difícil agir. Se você se encaixa nesta situação existem as alternativas abaixo:

               

1)      A primeira sugestão é: tente aprender. Existem vídeos no YouTube. Existem escolas de informática. Hoje em dia a nossa dependência com informática fica cada vez maior. Servirá para você acompanhar seus filhos e terá vantagens pessoais para você. Se você ainda assim não quer ou não gosta, tem outras sugestões.

2)      Peça a outro pai/mãe com filhos da mesma idade a ajuda. Este pai auxiliar poderá ajuda-lo explicando na prática o que deve ser feito.

3)      Uma alternativa é pedir para um  filho mais velho, sobrinho, irmão ajudar. Esta ajuda poderá ser explicando pra você como agir ou talvez até deixar a cargo desta pessoa a verificação.

4)      Contratar uma consultoria especializada em informática para fazer um plano de monitoramento pode ser uma alternativa. Estes contratos não precisam ser recorrentes. Pode ser com tempo determinado ou verificar alguns meses do ano. (posso prestar este serviço)

O que você não pode fazer é fechar os olhos e fazer de conta que não existe nenhum problema, ou não ter controle nenhum.  Neste momento seu filho pode estar sendo DESeducado, levado para um caminho totalmente errado, ou pior sendo vítima de um predador sexual. Você contaria com a sorte apenas?

sábado, 27 de fevereiro de 2016

You Tube, a fonte inesgotável de lixo OU de diversão


Muito cuidado com este serviço de YOU TUBE. Um aplicativo que mostra vários vídeos parece inocente, mas não é.

Saiba que ele tem uma configuração para evitar, a palavra é essa EVITAR, conteúdos adultos para crianças. Esta palavra não é garantir, mas evitar, porque como muita gente publica conteúdo, nada garante que o conteúdo carregado , já foi analisado e considerado ofensivo. Portanto, saiba que seu filho (a) pode estar sendo muito mal educado pelo conteúdo que está lá. Você não está ao lado dele o dela para dizer que isto não existe ou está errado.  Portanto com a senha do google veja no youtube quais os vídeos assistidos, (sim o google guarda o histórico de vídeos visualizados) e veja se ele está assistindo  coisas erradas tipo: veja como fazer seu próprio cigarro, ou como enganar seus pais na escola ou ainda como pegar dinheiro de seus pais sem eles saberem. Viu como existe todo o tipo de porcaria na internet?

Existem canais no YouTube que estimulam a ciência, criatividade e que melhoram a empregabilidade no futuro de seu filho. Pois estimulam os comportamentos necessários para pessoas de sucesso como empreendedorismo, liderança e motivação.

Não deixe seu filho se perder nas futilidades dos canais inúteis. Até mesmo piadas podem ter conotação racista, discriminatória ou endeusando a violência.  

O segredo é criar a cultura do que é bom e certo. Existe um ditado que diz: o que é certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. O que é errado, é errado, mesmo que tudo mundo esteja fazendo.

A dica aqui é ativar o controle para não apresentar conteúdo adulto, mas verificar frequentemente o que é visto nesta ferramenta de vídeos. O mesmo se aplica para outros aplicativos de vídeo, como Vimeo, etc.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Dica aos pais: Veja os hábitos de uso da internet pelo seu filho


Não dá simplesmente para bloquear a internet. Até porque quando ele for ao café da escola, shopping, livraria, existirá uma rede sem fio livre para acessar. Inevitavelmente a internet estará lá.

Por isso a primeira coisa a fazer para conhecer os hábitos digital do seu filho(a).

Onde mais ele ou ela acessa a internet. No quarto isolado (a)? Ou em outro cômodo da casa? Isto faz diferença porque o isolamento pode ser para manter a privacidade sobre algum conteúdo inapropriado ou para uma conversa inocente com uma amiga.  Seu filho fica até tarde na internet? Tome nota destes hábitos porque você irá verifica-los mais tarde.

No post anterior falei da conversa franca com seu filho e que existe uma relação de confiança entre você e seus filhos.  Eles podem acessar a internet livremente (pelo menos no inicio) mas para isso você precisa ter a senha para seus dispositivos e aplicativos. Peça para seu filho(a) colocar a senha do computador, tablet, celular, etc numa folha de papel. Isto em conjunto com usuário e senha de aplicativos on line que são utilizados. Facebook, instagram, whatsapp, etc, etc.



Aqui vem uma parte polêmica, mas que eu tenho uma opinião bem formada. Pode parecer invasão de privacidade, mas você pai/mãe tem o dever de verificar frequentemente o que se passa no mundo digital. Não existe ferramenta automática para isto. Saiba que os jovens falarão coisas em código  para disfarçar, mas é importante que você veja por exemplo, que sua filha de 15 tem amizade com um homem de 30 anos, que não é do seu círculo familiar.

Peça o dispositivo que ele utiliza e faça verificações do que ele fez. Seja via histórico do browse (navegador da internet) ou acessando a conta do facebook, whatsapp, instagram, etc. O navegador da internet do celular/tablet/computador mostra os últimos sites visitados, veja quais são estes. Algumas vezes este navegador é configurado para apagar automaticamente os sites visitados depois de terminar a navegação. Entre neste parâmetro sem ele saber e mude para deixar armazenado. Verifique de vez em quando o que ele visita.

Qualquer situação inapropriada, deve ser objeto de conversa. Deixe claro que não quer nova quebra de confiança. A consequência poderá ser:

1)      Confisco do dispositivo por um tempo determinado.

2)      Mudança da senha para acesso a internet (assim em casa ele não acessa mais a internet), ou simplesmente confisco do aparelho de acesso a internet.



Estimule o hábito para seu filho(a) utilizar a internet na sua presença, pois você poderá visualizar o que ele faz.



Fique vigilante, sobre os aplicativos novos. Peça a senha e olhe posteriormente o que foi feito. Existem ferramentas que monitoram o dispositivo e informam os pais do que  a pessoa que utiliza o dispositivo faz. (isto até é usado por maridos e esposas para monitorar cônjuges). Mais tarde comentei sobre eles.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A primeira dica aos pais (e a mais importante) PROTEGENDO SEUS FILHOS DA INTERNET


A minha primeira dica aos pais que querem um maior controle da vida digital dos filhos é na verdade a dica MAIS importante de todas É com esta dica que, se realmente absorvida pelos seus filhos, vai ajuda-los a evitar todos os perigos da internet.

A dica é: faça uma conversa com o seu filho formal com seu filho e explique para ele que a internet é cheia de perigos e ele poderá ser um trouxa se não se ligar nisso.

Explique para o seu filho dando exemplos de pessoas que foram vítimas de crime.  Existem várias notícias na internet sobre crianças que sofreram violência (abuso sexual) porque foram iludidas por pessoas no facebook. Selecione algumas que você acha que mais atuais ou que impactem seu filho (a).

Explique para ele que, assim como na vida real, não existe nada de GRAÇA e que se algo é oferecido, seja por e-mail, ou conversa; já pode desconfiar que é golpe.

Lembre para ela que uma pessoa pode se passar por qualquer outra na internet, e assim como na vida real, safados vão tentar formas de ganhar dinheiro aplicando golpes de todo o tipo.

Seu filho vai afirmar que não é bobo e que não vai cair em nada de golpe. Fale que é normal reagir desta forma e que quando o problema REALMENTE acontece a pessoa pode se isolar e não comentar com os pais a respeito, por não querer parecer bobo. Deixe esclarecido que o canal está aberto para comunicação e que qualquer contato no mundo externo deve ter o AVAL dos pais para que seja do conhecimento dos pais esta situação. Explique que todos podem errar, e que os pais estão sempre ali para ajudar.

Deixe bem claro para seus filhos que eles estão acessando a internet, antes de mais nada, na base da confiança e que se durante a concessão desta confiança você identificar comportamentos inapropriados, este acesso poderá ser revisto por você. Fale para ele que existem meios de bloquear o computador, tablet, celular, ETC para não ter mais acesso a internet caso ocorra a quebra de confiança entre você e seus filhos. Eu mostrarei quais são estas opções para vocês pais. Se você não tem intimidade com informática, peça ajuda a alguém! Seu filho vale muito mais que alguns reais pagos para um especialista ajudar.

Que comportamentos inapropriados são estes?

1)      Acessar sites com conteúdo sexual;

2)      Conversar com pessoas desconhecidas através de qualquer ferramenta.

3)      Acessar sites com conteúdos racistas, que estimulam a violência , intolerância religiosa, bullying, briga de torcidas, etc.

4)      Pirataria de musica , filmes e jogos

5)      Qualquer outra coisa que no seu juízo de justiça seja incorreto.

Uma vez avisado seu filho, damos o primeiro passo na conscientização de seu filho que o mundo digital é uma maravilha em termos de divertimento, lazer e conhecimento. Mas que deve ser utilizado corretamente para não ser fonte de tristeza, incômodo e decepção.

Esta é a dica mais importante, porque as outras são apenas para fiscalizar e ajudar. Nada é melhor do que o discernimento da pessoa que acessa a rede. 

Motivação para sermos Anjos da Rede para nossos filhos


Neste blog gostaria de compartilhar com pais e responsáveis o quanto é importante a vigilância do mundo virtual para seus filhos.

Muitos perigos rondam o mundo digital. Pais que não tem a intimidade com a informática, às vezes não tem noção do quanto perigoso que é o mundo digital. À primeira vista, parece coisa de criança. Brincadeiras, joguinhos, bate papos, etc.

Mas na verdade existe um mundo de predadores digitais só esperando para pegar a próxima vítima.

Neste blog quero compartilhar com pais dicas práticas do que fazer para que seus filhos, a sua maior riqueza, sejam vítimas de crimes nem desviados com pensamentos errados.

Hoje em dia, cada vez mais existe a presença maior de tecnologia. Se antigamente, todos queriam um computador, agora querem um notebook, agora um tablet, agora um celular.  Todos estes dispositivos tem a sua atratividade maior justamente pelo fato de estar conectado na internet. Hoje em dia, até TVs, Blu Rays, Playstation, X box também tem acesso a internet.

E a internet é tão dinâmica, que a cada dia ela se reinventa. Novos mecanismos perigosos são inventados. Nosso Brasil está ficando cada vez mais violento nas ruas que o fato de nossos filhos ficarem em casa no computador, dá a impressão de segurança. Mas aí que mora o perigo.

Nós pais, sim eu também sou pai de 3 filhos, precisamos nos precaver da exposição dos perigos da internet para nossos filhos.

Ao longo dos demais posts apresentarei situações e problemas, bem como dicas de como minimizar ou diminuir estas situações.