sábado, 12 de março de 2016

Engenharia social (o nome chique para golpe)


Uma coisa que você e seus filhos precisam aprender é sobre iscas de engenharia social. Este nome pomposo é o mecanismo de pensamento do golpista que inventa uma história ou situação para ludibriar a pessoa ou conseguir algum objetivo.

Como comentei antes não existe NADA de graça nesta vida. O facebook é de graça? O Whatsapp é de graça? Só parece de graça. Ele coleta TUDO o que você faz, onde esteve, quanto tempo esteve, o que gosta o que não gosta, etc. Ele vende para anunciantes informações que são privadas SUAS. Ele é na verdade um grande  espião da sua  vida e não existe garantia nenhuma que isto um dia poderá ser utilizado contra você. Assim como nada é de graça, as vezes na internet, no facebook principalmente aparece um vídeo com o título assim: Você não vai acreditar o que está na caixa! Aí o vídeo mostra uma mulher (se você for mulher), ou um homem (se você for homem) indo abrir a caixa e na hora que abre escurece o vídeo e diz assim, veja mais em http://wlwllsls.io .  Perceba que psicologicamente ele ATRAIU sua atenção, despertou curiosidade e se você não tiver autocontrole, vai clicar no link para ver o final do vídeo. Mas sabe você que neste site pode haver QUALQUER COISA para ganhar alguma coisa de você. Instalar um vírus, etc.

Estas coisas são ISCAS, você e sua família precisa EVITAR estas iscas que basicamente tentam forçar você a ir em algum link desconhecido. Dentro deste link poderão existir OUTRAS iscas com produtos, lojas falsas sem falar em vírus ou aplicativos espiões da sua máquina. A técnica de enganar as pessoas é muito utilizada pelos vigaristas. Sites que são construídos iguais aos originais levam você a acreditar que está fazendo uma operação normal, mas é golpe.
Portanto, não acesse links desconhecidos MESMO que seja compartilhado pelos seus amigos, pois eles sem querer podem estar sendo iscas.

sexta-feira, 11 de março de 2016

Como não ser vítima de um estelionato virtual


Para não ser vítima de um estelionato virtual, basta ter as mesmas precauções que você teria na vida real, aplicadas ao mundo digital.

Você compraria por telefone o produto de um estranho que lhe oferece um produto supostamente em oferta? No mundo real você já desconfia. No mundo digital é a mesma coisa.

Existem e-mails de produtos com custo barato e que você pode comprar facilmente, parecem uma oferta tentadora. Não acredite.

Mas o que fazer numa situação destas, onde se desconfia do vendedor?

1)      Peça referencias de quem comprou, de preferência na sua cidade.

2)      Veja se o site informa o telefone, nome e CNPJ conforme exige a lei. Ligue para o telefone para ser se é verdadeiro. Consulte o CNPJ no site da receita para ver se é regular e se o nome confere.

3)      Avalie no google maps o endereço da loja. Existe o endereço?

4)      Consulte site do reclame aqui e veja se existem reclamações contra a empresa

5)      Consulte no tribunal de justiça do estado se existem processos contra a empresa.

6)      Desconfie de empresas pequenas. Quanto menor a empresa, maior o risco de golpe.

Tudo isso ajuda a desmascarar pilantras, mas não são uma proteção definitiva. Nunca pague todo o montante pedido ou informe cartão de crédito, combine se possível de pagar ao receber o produto, ou dar uma pequena entrada apenas.

Uma dica para perceber estelionato é procurar por erros de português. Geralmente estes conteúdos tem erros de português, eu acho que é pressa do golpista em fazer o estelionato.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Cuidado com o SEQUESTRO de informações


Você já deve ter ouvido falar em sequestro relâmpago, não é? Bom, existe um paralelo disso no mundo digital. Alguns aplicativos maliciosos, criptografam suas pastas de documentos. Criptografar significa embaralhar de um jeito que os seus documentos ficam ilegíveis. Somente o aplicativo é que tem a chave para descriptografar (desembaralhar) os seus documentos.

O controlador do aplicativo depois de deixar seus arquivos ilegíveis, pede um valor de resgate para, devolve-los ao seu controle.

Como evitar este tipo de praga? Primeiro, não instale aplicativos piratas. Ou ferramentas que buscam conteúdos piratas. Evite abrir conteúdos desconhecidos no e-mail.

Se por acidente acontecer de instalar algum destes aplicativos, tenham uma cópia de segurança dos seus dados. Esta é a melhor forma de se proteger.

Por mais valioso que seja seu dado, não recomendo pagar para o sequestrador, porque você está fazendo crime compensar.

A cópia de segurança é a melhor maneira de se defender. E para fazer esta cópia de segurança, existem diversas formas. Comprar um HD externo, um PenDrive grande, um serviço de backup na nuvem.

Mas existem formas de se fazer esta cópia de segurança (backup no termo de informática). Não é só copiar os trabalhos no final do dia. É preciso ter a cópia diária, semanal e mensal. Isto é necessário porque às vezes você percebe que tem algo destruído por um aplicativo malicioso, somente 1 semana depois. Se você não tiver o backup semanal ou mensal, vai fazer cópia do arquivo danificado, o que não adianta nada.

Lembre-se de uma frase muito comum no mundo da informática. Quem tem duas copias de um documento, dizemos que tem só uma. Quem tem 3, tem só duas. Isto porque de vez em quando uma destas mídias externas falha e você só percebe na hora que vai precisar. É igual a gas de cozinha. Ele só acaba quando você estiver cozinhando. Sem cozinhar ele não acaba.

Então a melhor dica é faça cópias de segurança. Várias delas. Guarde as cópias em lugares diferentes para que não sejam extraviadas todas juntas. Uma boa alternativa são os serviços de backup on-line. Eles já têm o controle para fazerem backups dos dados que você enviou.

Exemplos: dropbox, google drive, carbonite, etc.

quarta-feira, 9 de março de 2016

Diga não a pirataria de software. Software pirata é arriscado.


A honestidade que cobramos de nossos governantes inicia nos primeiros exemplos que damos em casa. Muita gente que conheço tem um aplicativo ou sistema operacional pirata.

Se seu filho instalou um aplicativo pirata, por mais legal e interessante e produtivo que possa ser, não o incentive a mantê-lo assim ilegal. O problema disso é que vira um hábito. Não acontece nada com quem tem um aplicativo ilegal (por enquanto). Mas é um hábito ruim porque o tempo passa e cada vez se quer mais aplicativos e um dia a casa cai. Sabia que um aplicativo pirata instalado numa máquina da empresa é contra o código de ética da empresa e poderia em tese ser o argumento para demissão por justa causa? Se uma empresa tiver software pirata ela paga multas pesadas?

Se queremos honestidade de nossos governantes precisamos em casa, no meio digital, cultivar a cultura da honestidade. Não aceite software pirata. Se esta for a sua situação, você pode:

1)      Ligar para o fornecedor do software e dizer que quer fazer a legalização.

2)      Desinstalar tudo e instalar aplicativos livres.



Em tempos de crise e restrição de dinheiro a segunda opção é a melhor. A boa notícia é que existem aplicativos livres para TUDO o que você desejar fazer. Então não há porque ficar ilegal. Se o seu Windows é pirata, compre uma licença ou instale o Linux. Se o office é pirata, instale o libreoffice que é totalmente grátis e tem quase todas as funções do office da Microsoft.

Existe um risco em instalar aplicativos piratas. Nem sempre existe a certeza do que existe JUNTO com a instalação do aplicativo pirata. Pode ser que venha de BRINDE um vírus, um programa espião, etc.  Tem gente desavisada que baixa de sites escusos versões piratas de diversos aplicativos. Pode ter qualquer coisa nestes sites (coisa ruim, quero dizer). Você aceitaria bala de um estranho? É a mesma coisa.

Portanto, se seu software é ilegal, legalize-o. Se informática não é a sua praia, fale com um especialista em informática para saber como proceder. Decida a opção de legalização e aproveite um software mais limpo. É um orgulho dizer que está com tudo legalizado em casa.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Seu filho só acessa porcaria na internet? Dá para melhorar isto.


A internet é uma rede repleta de conhecimento e informação. Mas existe um espaço enorme para besteiras de todo tipo imaginável. Proibir seu uso temporariamente pode ser uma alternativa para os pais, mas temos que encarar a verdade, não dá para nossos filhos viverem sem a rede mundial.

Diante disso, uma possível ação para evitar o acesso as porcarias seria estimular o seu filho a ocupar o tempo vendo coisas que ele goste e que sejam saudáveis. Mas como fazer isto?

A minha dica seria, você anotar as preferências do seu filho sobre os assuntos que ele gosta. Você não sabe? Pergunte aos poucos e se ele ou ela for maior, também acesse o facebook com a senha dele e verifique as páginas que ele gostou, que recebe notificações, etc.

  Uma vez que você sabe destes assuntos, comente com ele sobre isto. Estabeleça um canal de comunicação sobre os assuntos, mas tenha em mente que nem tudo você concordará. Acesse a internet junto com o seu filho (a) e veja sobre estes assuntos. Assim existirá uma afinidade, desperte curiosidade sobre outros assuntos. E principalmente oriente sobre as coisas certas que você imagina sobre uma opinião que lhe parece divergente com seus filhos.

Oriente seu filho/filha a utilizar a internet como algo construtivo, por exemplo, existem cursos de idiomas gratuitos na rede. Existem treinamentos de como montar um currículo, boas posturas empresariais, como procurar um emprego, dicas de como estudar melhor, como tirar boas fotografias, como ser um chef de cozinha, como tocar violão, como vencer o medo de falar em público, como ser um líder na sua comunidade. Enfim o conteúdo possível para se capacitar e melhorar a vida é imenso.  Cobre de seu filho que escolha um tema interessante, peça para que ele conte para você o que ele aprendeu. Ao dividir esta informação com você, além de você também aprender, ele acaba retendo o conhecimento e mostra que realmente assistiu à capacitação.
Assistir amenidades não construtivas no meio tempo servem para descontrair e tornam-se o foco secundário do jovem. O primeiro foco deve ser algo construtivo.

sexta-feira, 4 de março de 2016

Como não ser vítima de roubo de identidade


Um problema muito comum no nosso tempo é o roubo de identidade. A exposição das pessoas na WEB as vezes até mesmo involuntariamente faz com que informações pessoais possam ser utilizadas para o mal. Com uma simples consulta pública pode-se descobrir o CPF, RG , data de nascimento de uma pessoa e com isso , se ela tiver o perfil que o bandido quer, fazer-se passar por ela para ter algum benefício.

O diabo desta situação é que a mesma é difícil de se provar que outra pessoa se fez passar por você. E mesmo que consiga o tempo de trâmite e os prejuízos causados a sua imagem em termos de crédito as vezes são irreparáveis.

A única forma de se evitar isso é procurar ser o mais discreto possível. Não chamar a atenção é fundamental porque o malfeitor vai atrás dos milhares de outras pessoas que são inconsequentes na gestão da sua privacidade.  Ainda assim não é uma garantia, mas pelo menos saiba que ficará no final da fila das vítimas.

Não forneça dados pessoais para pesquisas, consultas telefônicas, etc . A não ser que você tenha a iniciativa de ligar. Mas não caia na armadilha de ligar para números recebidos por e-mail.  Lembre-se que os falsários se utilizarão de diversos artifícios para te enganar.

As vezes sites exigem cadastros para participar de sorteios. (nunca tem o sorteio,  é só um pesca dados das pessoas).

Cuidado com HDs externos e computadores, celulares ou tablets que vão para a oficina. Não existe garantia que o funcionário dali não vá fazer uma cópia do conteúdo. Uma computador pode ser a declaração de Imposto de renda e vários outros dados pessoais importantes.

Desculpe, hoje em dia não dá para confirmar em ninguém.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Como orientar seus filhos a não terem seus computadores/celulares invadidos?


No mundo digital existem muitos espertinhos que estão só esperar alguém que acredite na conversa deles.

Fala sério: alguém já te abordou na rua e disse que você ganhou um prêmio, você acredita? Golpes como esse acontecem a toda hora no mundo digital, não tão escancarado como neste exemplo, mas muito parecido. Promoções mirabolantes, ofertas imperdíveis, etc, etc.

Desconfie de tudo o que recebe. Seja por e-mail, facebook, whatsapp, etc. Tudo o que chega até mesmo de pessoas conhecidas, pode ser desde uma corrente inofensiva  (corrente é um compartilhamento que pede para vc compartilhar para várias pessoas, porque senão você vai sofrer algum mal... ou terá azar... ou qualquer coisa assim) até uma disseminação de um aplicativo com vírus.

Geralmente, tudo o que você recebe SEM pedir, é porque é coisa fraudolenta. Oriente seu filho a não acreditar nestas coisas.

Tanto você quanto seu filho devem entender que os vigaristas utilizam de engenharia social, isto é, um artifício para tentar convencer você de que algo é verdadeiro. Eles vão tentar engana-lo para:

1)      Clicar num link que abre algum link com endereço estranho ou

2)      Instalar um aplicativo falso, com objetivo de roubar informações.



Portanto, isto deve ser objeto de cuidado tanto em celulares quanto em computadores. Para este tipo de fraude, não existe antivírus que consiga pegar. O comportamento de abrir todos os conteúdos recebidos é muito prejudicial, assim como instalar aplicativos de editores desconhecidos numa loja de aplicativos.

Quando se instala um aplicativo no celular já leu as mensagens de permissões concedidas que aparecem? Ele vai varrer suas fotos pessoais, sua localização no GPS, seus sites visitados, alguns podem até interceptar o que você digita... Enfim, o pirata da informática sabe onde você mora e trabalha pelo GPS, viu a foto de seus filhos, sua e de sua família acessando as fotos, descobre seu nome pelo e-mail e conta no facebook/linkedin.

Enfim nunca ficou tão fácil para um bandido achar uma vítima. Lamentavelmente é a tecnologia trabalhando em favor dos bandidos.

Portanto: não instale aplicativos/jogos de empresas desconhecidas. Não acredite em links de promoções, mudanças de senha, intimações. Desconfie de sites que peçam informações pessoais.
Todo cuidado é pouco.


Cuide da sua privacidade. Você está dando informações para os bandidos



Você ou alguém da sua família é do tipo que compartilha tudo? Fotos, lugares, planos para o final de semana? Tenha cuidado. Compartilhar coisas é muito legal, mas saiba que isto pode ser utilizado pelos espertinhos a favor dos bandidos.

Publicar que vai viajar para uma praia no final de semana pode ser uma deixa para mal feitores organizarem um furto na sua casa. Afinal, você disse para eles que estaria na praia...

Sabia que bandidos prospectam vítimas pelos bens que aparecem ao fundo das fotos em casa?

Sabia que pelas fotos é possível reconhecer os bens e estilo de vida, (jetsky, lancha,viagens pelo Brasil e exterior) e assim os bandidos escolherem vítimas de sequestro? A foto das pessoas da sua família eles tem...

Está vendo que não estou exagerando na precaução? Uma configuração mal feita nestes aplicativos, expõe como pública uma informação. Alguém que se faz de um conhecido seu pode ser seu amigo só para ver estas informações particulares. Então cuidado ao adicionar amigos, cuidado nas configurações de privacidade.

Pessoas mal orientadas caem nesta cilada de se expor e depois não sabem como os outros descobrem.
Antigamente os bandidos vasculhavam o lixo procurando informações. Um extrato de investimento, uma declaração do IR, extrato de conta, etc. Hoje olham os rastros na internet.

quarta-feira, 2 de março de 2016

O que é controle parental e como utiliza-lo?


O controle parental é um controle de censura de conteúdo por idade. A palavra censura tem uma conotação negativa porque muitos lembram da época do regime militar onde ocorria a censura, isto é, o bloqueio do conhecimento das pessoas sobre determinado conteúdo que não era adequado aos governantes. Lamentavelmente isto ainda acontece em países como Correia do Norte, Cuba, China e Venezuela.  Pessoas livre acham a censura um retrocesso. Isso é verdade, mas no caso de nossos filhos, com tanto lixo nos meios de comunicação em geral, esta pode ser uma ferramenta importante para auxiliar os pais.

O controle parental permite que restringir a visualização de conteúdo por faixa etária. Você define por exemplo 10 anos como o limite. Assim, tudo o que for livre e 10 anos será possível visualizar. Acima disso fica indisponível.

Existe na TV a cabo controle disso, na TV aberta para conversores externos de sinal Digital e até mesmo nos videogames. Sim estes brinquedos possuem jogos de adultos que podem até mostrar sexo, violência e diálogos inapropriados. Não pense que um joguinho é 100% inofensivo. O jogo GTA por exemplo tem censura na caixa para 18 anos! No jogo além de cometer crimes o jogador se envolve em tráfico de droga, prostitutas, etc.

Diante disso a utilização da censura como ferramenta para privar seus filhos destas exposições precoces é totalmente justificável. Veja que isto é uma recomendação e se você julga que seus filhos estão devidamente educados e preparados para visualizar e entender com discernimento estas situações, não há problema em não utilizar este controle parental.

Leia o manual do vídeo game ou do conversor digital da TV e veja como ativar este recurso. Se possuir uma TV a cabo, informe-se com o serviço de atendimento da sua TV a cabo para saber como utilizar este recurso.

Alguns sistemas operacionais também têm controle parental. Nos que não possuem, existem aplicativos que podem ser instalados para simular este controle.

terça-feira, 1 de março de 2016

Por que a Playboy não imprime mais revistas?


A resposta é: não vende. E isto acontece porque o público que compra esta revista, consegue acessar um conteúdo muito mais vasto na internet. Conteúdo pago e conteúdo grátis. A indústria da pornografia é muito poderosa e movimenta muito dinheiro.

Seus filhos tem a mesma facilidade de acesso a este conteúdo. Uma simples pesquisa no Google e temos diversos sites com este fim. O engraçado é que não existe como bloqueá-los eficientemente.  Creio que todos os pais têm o receito da exposição precoce a este conteúdo. Mais tarde o acesso deve ser orientado pelos pais.

Embora muitos sistemas operacionais tentem bloquear conteúdos para maiores de idade, existem diversos browsers que se instalados passam por cima destas barreiras. Para o caso destes espertinhos a única alternativa é um software de bloqueio. Existem diversos no mercado que TENTAM fazer o bloqueio. Uns conseguem bem outros não. Desconfie do comportamento de seu filho se ele esconde o que faz na rede.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Dica para gestão digital domestica


Uma forma de impedir coisas não autorizadas nos dispositivos é a criação de perfis de usuários e administrador. Mantenha você pai/mãe a senha de administrador do dispositivo. Seus filhos devem ser apenas usuários destes dispositivos, sem a opção de instalar o que bem entendem. Precisam explicar para você pai/mãe qual aplicativo desejam instalar e você coma ajuda da pesquisa na internet, opinião de outros pais ou especialistas decide se é possível instalar.

Por que esta precaução? Simples, assim como no navegador da internet qualquer pessoa pode se fazer por outra, a mesma coisa acontece com o aplicativo. Um aplicativo, ou como falam app, que se propõe a fazer um efeito na foto, pode na realidade fazer isto e também roubar sua senha. Entre outras coisas...

Por isso é importante que os pais tenham a senha de administrador para decidir o que pode/não pode ser instalado. Isto evita muito a proliferação de vírus, aplicativos maliciosos, etc.

Este controle é 100%? Não, existem formas de se conseguir burlar, mas assim como uma cerca elétrica dificulta o bandido de entrar em casa, esta opção já ajuda bastante.

As permissões de administrador permitem que você estabeleça em computadores políticas de acesso. Exemplo, o computador pode ser utilizado das 17:00 as 21:00. Com isso restringindo o horário de uso.    

Só quando for administrador, não coloque as senhas óbvias como data de nascimento, etc.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Não entendo nada de informática, como proteger meu filho?


Realmente existem pais que não tem a intimidade com a tecnologia. Nesta situação fica um pouco mais difícil agir. Se você se encaixa nesta situação existem as alternativas abaixo:

               

1)      A primeira sugestão é: tente aprender. Existem vídeos no YouTube. Existem escolas de informática. Hoje em dia a nossa dependência com informática fica cada vez maior. Servirá para você acompanhar seus filhos e terá vantagens pessoais para você. Se você ainda assim não quer ou não gosta, tem outras sugestões.

2)      Peça a outro pai/mãe com filhos da mesma idade a ajuda. Este pai auxiliar poderá ajuda-lo explicando na prática o que deve ser feito.

3)      Uma alternativa é pedir para um  filho mais velho, sobrinho, irmão ajudar. Esta ajuda poderá ser explicando pra você como agir ou talvez até deixar a cargo desta pessoa a verificação.

4)      Contratar uma consultoria especializada em informática para fazer um plano de monitoramento pode ser uma alternativa. Estes contratos não precisam ser recorrentes. Pode ser com tempo determinado ou verificar alguns meses do ano. (posso prestar este serviço)

O que você não pode fazer é fechar os olhos e fazer de conta que não existe nenhum problema, ou não ter controle nenhum.  Neste momento seu filho pode estar sendo DESeducado, levado para um caminho totalmente errado, ou pior sendo vítima de um predador sexual. Você contaria com a sorte apenas?

sábado, 27 de fevereiro de 2016

You Tube, a fonte inesgotável de lixo OU de diversão


Muito cuidado com este serviço de YOU TUBE. Um aplicativo que mostra vários vídeos parece inocente, mas não é.

Saiba que ele tem uma configuração para evitar, a palavra é essa EVITAR, conteúdos adultos para crianças. Esta palavra não é garantir, mas evitar, porque como muita gente publica conteúdo, nada garante que o conteúdo carregado , já foi analisado e considerado ofensivo. Portanto, saiba que seu filho (a) pode estar sendo muito mal educado pelo conteúdo que está lá. Você não está ao lado dele o dela para dizer que isto não existe ou está errado.  Portanto com a senha do google veja no youtube quais os vídeos assistidos, (sim o google guarda o histórico de vídeos visualizados) e veja se ele está assistindo  coisas erradas tipo: veja como fazer seu próprio cigarro, ou como enganar seus pais na escola ou ainda como pegar dinheiro de seus pais sem eles saberem. Viu como existe todo o tipo de porcaria na internet?

Existem canais no YouTube que estimulam a ciência, criatividade e que melhoram a empregabilidade no futuro de seu filho. Pois estimulam os comportamentos necessários para pessoas de sucesso como empreendedorismo, liderança e motivação.

Não deixe seu filho se perder nas futilidades dos canais inúteis. Até mesmo piadas podem ter conotação racista, discriminatória ou endeusando a violência.  

O segredo é criar a cultura do que é bom e certo. Existe um ditado que diz: o que é certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo. O que é errado, é errado, mesmo que tudo mundo esteja fazendo.

A dica aqui é ativar o controle para não apresentar conteúdo adulto, mas verificar frequentemente o que é visto nesta ferramenta de vídeos. O mesmo se aplica para outros aplicativos de vídeo, como Vimeo, etc.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Dica aos pais: Veja os hábitos de uso da internet pelo seu filho


Não dá simplesmente para bloquear a internet. Até porque quando ele for ao café da escola, shopping, livraria, existirá uma rede sem fio livre para acessar. Inevitavelmente a internet estará lá.

Por isso a primeira coisa a fazer para conhecer os hábitos digital do seu filho(a).

Onde mais ele ou ela acessa a internet. No quarto isolado (a)? Ou em outro cômodo da casa? Isto faz diferença porque o isolamento pode ser para manter a privacidade sobre algum conteúdo inapropriado ou para uma conversa inocente com uma amiga.  Seu filho fica até tarde na internet? Tome nota destes hábitos porque você irá verifica-los mais tarde.

No post anterior falei da conversa franca com seu filho e que existe uma relação de confiança entre você e seus filhos.  Eles podem acessar a internet livremente (pelo menos no inicio) mas para isso você precisa ter a senha para seus dispositivos e aplicativos. Peça para seu filho(a) colocar a senha do computador, tablet, celular, etc numa folha de papel. Isto em conjunto com usuário e senha de aplicativos on line que são utilizados. Facebook, instagram, whatsapp, etc, etc.



Aqui vem uma parte polêmica, mas que eu tenho uma opinião bem formada. Pode parecer invasão de privacidade, mas você pai/mãe tem o dever de verificar frequentemente o que se passa no mundo digital. Não existe ferramenta automática para isto. Saiba que os jovens falarão coisas em código  para disfarçar, mas é importante que você veja por exemplo, que sua filha de 15 tem amizade com um homem de 30 anos, que não é do seu círculo familiar.

Peça o dispositivo que ele utiliza e faça verificações do que ele fez. Seja via histórico do browse (navegador da internet) ou acessando a conta do facebook, whatsapp, instagram, etc. O navegador da internet do celular/tablet/computador mostra os últimos sites visitados, veja quais são estes. Algumas vezes este navegador é configurado para apagar automaticamente os sites visitados depois de terminar a navegação. Entre neste parâmetro sem ele saber e mude para deixar armazenado. Verifique de vez em quando o que ele visita.

Qualquer situação inapropriada, deve ser objeto de conversa. Deixe claro que não quer nova quebra de confiança. A consequência poderá ser:

1)      Confisco do dispositivo por um tempo determinado.

2)      Mudança da senha para acesso a internet (assim em casa ele não acessa mais a internet), ou simplesmente confisco do aparelho de acesso a internet.



Estimule o hábito para seu filho(a) utilizar a internet na sua presença, pois você poderá visualizar o que ele faz.



Fique vigilante, sobre os aplicativos novos. Peça a senha e olhe posteriormente o que foi feito. Existem ferramentas que monitoram o dispositivo e informam os pais do que  a pessoa que utiliza o dispositivo faz. (isto até é usado por maridos e esposas para monitorar cônjuges). Mais tarde comentei sobre eles.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A primeira dica aos pais (e a mais importante) PROTEGENDO SEUS FILHOS DA INTERNET


A minha primeira dica aos pais que querem um maior controle da vida digital dos filhos é na verdade a dica MAIS importante de todas É com esta dica que, se realmente absorvida pelos seus filhos, vai ajuda-los a evitar todos os perigos da internet.

A dica é: faça uma conversa com o seu filho formal com seu filho e explique para ele que a internet é cheia de perigos e ele poderá ser um trouxa se não se ligar nisso.

Explique para o seu filho dando exemplos de pessoas que foram vítimas de crime.  Existem várias notícias na internet sobre crianças que sofreram violência (abuso sexual) porque foram iludidas por pessoas no facebook. Selecione algumas que você acha que mais atuais ou que impactem seu filho (a).

Explique para ele que, assim como na vida real, não existe nada de GRAÇA e que se algo é oferecido, seja por e-mail, ou conversa; já pode desconfiar que é golpe.

Lembre para ela que uma pessoa pode se passar por qualquer outra na internet, e assim como na vida real, safados vão tentar formas de ganhar dinheiro aplicando golpes de todo o tipo.

Seu filho vai afirmar que não é bobo e que não vai cair em nada de golpe. Fale que é normal reagir desta forma e que quando o problema REALMENTE acontece a pessoa pode se isolar e não comentar com os pais a respeito, por não querer parecer bobo. Deixe esclarecido que o canal está aberto para comunicação e que qualquer contato no mundo externo deve ter o AVAL dos pais para que seja do conhecimento dos pais esta situação. Explique que todos podem errar, e que os pais estão sempre ali para ajudar.

Deixe bem claro para seus filhos que eles estão acessando a internet, antes de mais nada, na base da confiança e que se durante a concessão desta confiança você identificar comportamentos inapropriados, este acesso poderá ser revisto por você. Fale para ele que existem meios de bloquear o computador, tablet, celular, ETC para não ter mais acesso a internet caso ocorra a quebra de confiança entre você e seus filhos. Eu mostrarei quais são estas opções para vocês pais. Se você não tem intimidade com informática, peça ajuda a alguém! Seu filho vale muito mais que alguns reais pagos para um especialista ajudar.

Que comportamentos inapropriados são estes?

1)      Acessar sites com conteúdo sexual;

2)      Conversar com pessoas desconhecidas através de qualquer ferramenta.

3)      Acessar sites com conteúdos racistas, que estimulam a violência , intolerância religiosa, bullying, briga de torcidas, etc.

4)      Pirataria de musica , filmes e jogos

5)      Qualquer outra coisa que no seu juízo de justiça seja incorreto.

Uma vez avisado seu filho, damos o primeiro passo na conscientização de seu filho que o mundo digital é uma maravilha em termos de divertimento, lazer e conhecimento. Mas que deve ser utilizado corretamente para não ser fonte de tristeza, incômodo e decepção.

Esta é a dica mais importante, porque as outras são apenas para fiscalizar e ajudar. Nada é melhor do que o discernimento da pessoa que acessa a rede. 

Motivação para sermos Anjos da Rede para nossos filhos


Neste blog gostaria de compartilhar com pais e responsáveis o quanto é importante a vigilância do mundo virtual para seus filhos.

Muitos perigos rondam o mundo digital. Pais que não tem a intimidade com a informática, às vezes não tem noção do quanto perigoso que é o mundo digital. À primeira vista, parece coisa de criança. Brincadeiras, joguinhos, bate papos, etc.

Mas na verdade existe um mundo de predadores digitais só esperando para pegar a próxima vítima.

Neste blog quero compartilhar com pais dicas práticas do que fazer para que seus filhos, a sua maior riqueza, sejam vítimas de crimes nem desviados com pensamentos errados.

Hoje em dia, cada vez mais existe a presença maior de tecnologia. Se antigamente, todos queriam um computador, agora querem um notebook, agora um tablet, agora um celular.  Todos estes dispositivos tem a sua atratividade maior justamente pelo fato de estar conectado na internet. Hoje em dia, até TVs, Blu Rays, Playstation, X box também tem acesso a internet.

E a internet é tão dinâmica, que a cada dia ela se reinventa. Novos mecanismos perigosos são inventados. Nosso Brasil está ficando cada vez mais violento nas ruas que o fato de nossos filhos ficarem em casa no computador, dá a impressão de segurança. Mas aí que mora o perigo.

Nós pais, sim eu também sou pai de 3 filhos, precisamos nos precaver da exposição dos perigos da internet para nossos filhos.

Ao longo dos demais posts apresentarei situações e problemas, bem como dicas de como minimizar ou diminuir estas situações.